Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


23.09.2013

Dia Nacional da Árvore é Comemorado em Castelo

 


Em comemoração ao “Dia Nacional da Árvore”, celebrado em 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Instituto Nacional de Recursos Hídricos (IEMA) realizaram na manhã desta segunda- feira, dia 23 de setembro, no Santuário de Aracuí, área de Preservação que faz parte do “Parque Estadual Mata das Flores”, um evento para 100 crianças, com idades entre cinco e seis anos, alunos do Centro de Educação Infantil Municipal “Professora Abigail Silva de Andrade”.


As crianças plantaram duas mudas de Ipê amarelo, aprendendo que esta é a "árvore símbolo" do Brasil, e participaram de uma palestra do Biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Renato Pin, que falou dos cuidados que devemos ter com as áreas verdes. “Temos que ter responsabilidade ambiental e preservar nossas áreas verdes, pois elas são muito importantes para o nosso bem estar e de toda a nossa família”, disse o Biólogo aos pequenos estudantes, que aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas sobre os cuidados com a natureza.


O passeio, que durou quase três horas, foi para muitas crianças uma oportunidade única e que deve ficar marcada pra sempre na memória. Para a aluna Alice Ciles, ajudar a plantar uma árvore foi uma grande novidade. Um pequeno gesto com um grande valor. “Eu nunca tinha plantado uma árvore, estou muito feliz pelo dia de hoje”, disse sorrindo a aluna que tem apenas cinco anos.


A Professora, Cilene Luzório, ficou muito feliz com o resultado do Passeio. “Meus alunos adoraram. É necessário colocar as crianças em contato com a natureza. Pedagogicamente esse tipo de aula-passeio deixa o aluno mais envolvido com os assuntos estudados e sempre conseguimos alcançar nosso objetivo mais rapidamente”, informou a Professora.


Depois da palestra as crianças passaram por uma pequena trilha dentro da mata do “Parque Estadual Mata das Flores” e ficaram encantadas com tanto verde. Conheceram várias espécies de árvores, plantas e também animais. “Estou achando tudo tão bonito, é como se eu estivesse em uma daquelas florestas que a gente vê em filmes e livros. Eu nem sabia que tinha isso aqui em Castelo, contou admirada a aluna de seis anos, Tainara Rosa.


Ao fim da trilha os alunos participaram de um teatro. A Agente Técnica em Ambiental do IEMA, Janine Marta Scandiane, contou uma história sobre os animas que precisam da floresta para sobreviver e os alunos foram representando. Para encerrar o passeio foi servido uma lanche para as crianças. Outro momento de descontração na comemoração em Castelo do Dia Nacional da Árvore.

 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.