Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


30.09.2013

II INFOTEC Movimenta Escola da Fazenda do Centro

 

Um pedaço dos Estados Unidos, do Japão e da Turquia, no interior de Castelo. Assim foi a II Mostra Cultural Tecnológica - INFOTEC, realizada na EMEIEF "Frei Juan Echávarri Asiain”- Escola Municipal de Tempo Integral, localizada na Comunidade de Fazenda do Centro, interior de Castelo, na quinta-feira, dia 26 de setembro.


Os preparativos para a exposição começaram ainda no início do ano. Ao todo, são 135 alunos, de terceira à oitava séries que desenvolveram os objetos relacionados ao Campeonato Virtual de Vôlei de Praia (Jogo Kinect Sports - Beach Voley Cup), durante as aulas de informática.


Quem teve a ideia da realização do Projeto, cuja primeira edição aconteceu no ano passado, foi a Professora de Informática, Roberta Laquini Eller. Ela auxiliou os alunos a confeccionar objetos como chaveiros de biscuit, bonecos de isopor, balões de papel de seda e bandeiras de TNT, que simulam objetos utilizados nos três países escolhidos para serem representados durante o evento: Japão, com alunos de terceiras e quartas séries, Estados Unidos, com estudantes de quintas e sextas séries e Turquia, com alunos de sétimas e oitavas séries.


 “A ideia surgiu em 2012, quando adquirimos o Xbox 360 com Kinect. A Feira foi toda montada em cima disso. Escolhemos a Turquia devido à novela Salve Jorge, e como queria mostrar continentes diferentes, optamos pelo Japão e Estados Unidos, trabalhando com os alunos a cultura desses países. Depois desta feira interna, vamos fazer outra no fim de outubro, com demonstrações da culinária, com yakisoba, charuto, e hot dog, além de apresentações dos costumes e dança dos países. Cada dia virá uma escola convidada, então os alunos passam a apresentar o Projeto para estas escolas. A tendência é de que isso se propague, esta ideia faz com que tenham mais escolas adeptas. Conseguimos patrocínio, temos pouco custo e muito divertimento”, informou a Professora.


No decorrer do projeto aconteceram oficinas de artes e danças, confecções de cartazes, pinturas de bonecos, maquetes de aparelho celular, dentre outros. Atividades que encantaram os alunos. “Acho a Feira muito boa, legal, as salas estão ótimas, principalmente a do Japão. É o primeiro ano que participo, se tiver mais vezes quero participar de novo”, disse Eduardo Trindade Vetorazi, aluno da quarta série, morador do Campestre.


Já para Jonathan Freitas Colodete, as aulas diferentes servem de estímulo: “A Feira é muito importante para nós, porque nós só ficamos estudando, e com a feira saímos um pouco desta rotina toda, ficamos produzindo cartazes, cordões, isso está sendo uma distração para nós”, contou o aluno da oitava série, morador da Fazenda do Centro, que pesquisou sobre a Turquia.


O objetivo desta Feira é levar as crianças que moram na zona rural a conhecerem as diversas tecnologias, já que muitas não têm acesso à computador em casa, e através desta aula eles conheceram as tecnologias, e aos diversos veículos de comunicação, e também conheceram os países que estão fazendo parte da Feira. A cada ano estamos melhorando, diversificando a Feira”, informou a Diretora da Escola Frei Juan Echávarri Asiain, Neide Gobi Bernabé.


A expectativa de público para as apresentações deste ano para as outras escolas é maior do que no ano passado, já que as escolas de tempo integral do Município acabaram de ganhar videogames iguais ao utilizado pela professora que idealizou o Projeto. Uma das novidades deste ano é a participação dos alunos em um campeonato de vôlei virtual. A Escola Frei Juan Echávarri Asiain é a única Escola do Município que participa da elaboração da Feira.


Entre os dias 29 e 31 de outubro outras escolas públicas de Castelo terão a oportunidade de conhecer a II INFOTEC.

 


 

 

 

 


 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.