Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


10.10.2013

ALUNOS CASTELENSES PREMIADOS NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

 

Nove alunos de cinco escolas públicas municipais de Castelo acabam de ganhar medalhas de ouro, prata e bronze na XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Das nove medalhas, uma foi de ouro, uma de prata e as outras sete restantes de bronze.

 

.


Nérila Iari de Moraes Oliveira, aluna da oitava série do Centro Unificado, medalhista de ouro na OBA.



A notícia deste bom desempenho dos estudantes acaba de chegar à Prefeitura, através de um ofício ao Prefeito Jair Ferraço, que juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, vai organizar em breve uma cerimônia simples para entrega dos prêmios. O documento, assinado pelo Astrônomo Professor Doutor João Batista Garcia Canalle, Coordenador Nacional da OBA, informa que os certificados de participação dos alunos e das escolas, bem como as medalhas, serão enviados para os professores responsáveis.


A medalhista de ouro foi Nérila Iari de Moraes Oliveira, do Centro Unificado. Quem ganhou a de prata foi a aluna da Escola Delza Frasson da Comunidade do Distrito de Estrela do Norte, Renata Stein Mauro. As outras sete medalhas de bronze foram para Beatriz Colodete Rabello e Felipe Nalesso Pederzini, do Centro Unificado; Maurício Supelete Lachini, da Escola Adilson Furlan de Patrimônio do Ouro; Débora Côgo Zuim e Grazieli Oliveira da Silva, da Escola de Morro Vênus, Cecília Desthefani Secchin; e da Escola Nestor Gomes, os medalhistas de bronze foram Roberta Thiengo Louzada e Karolina Desteffani Montanaro.


Das cinco escolas que participaram duas ficam localizadas na zona urbana e as outras três na zona rural. Os professores representantes que auxiliaram os alunos acima mencionados foram respectivamente: Mônica Págio de Angelo, Joana D’Arc Fernandes Ferreira Dalben, Davi de Moraes, Denise Susato Ambrosim e Maria Jucema Santos.


Foi uma grande surpresa, meu mundo parou quando vi o resultado. Estudei astronomia pela internet apenas dois dias antes da prova. Participei mais por experiência, já que estou no último ano do ensino fundamental. Meus pais estão muito orgulhosos de mim. Penso em fazer direito, mas confesso que agora também não descarto em fazer algo ligado à astronomia. Depois da prova sempre fico lendo sobre o tema”, revelou Nérila Iari de Moraes Oliveira, aluna da 8ª série, de 14 anos, que ganhou a única medalha de ouro do município.


Para a Professora que orientou a aluna medalha de ouro, o resultado surpreendeu a todos: “A prova estava difícil e além do conhecimento da disciplina, exigiu bastante interpretação dos textos. Estamos muito felizes. Pelo menos 30 alunos da nossa escola participaram. Com esse bom resultado de um ouro e dois bronzes, vai ser mais fácil convencê-los a participar da olimpíada no próximo ano, já que não é obrigatória”, disse Mônica Págio, professora das disciplinas de química e física no Centro Unificado, escola que teve três alunos premiados.

Em Castelo todas as escolas competiram nas provas de Nível III, ou seja, destinadas para alunos do sexto ao nono ano ou quinta à oitava série. As provas aconteceram no dia 10 de maio e tiveram duração de três horas, em períodos escolhidos pelas escolas participantes. Os alunos tiveram que responder um toral de 10 questões, sendo cinco de Astronomia e outras cinco de Astronáutica. Não foi permitido nenhum tipo de consulta aos colegas, professores e nem mesmo o uso de calculadora.


Os alunos castelenses obtiveram um excelente resultado, já que a Olimpíada foi realizada em todo o Brasil, no dia 10 de maio deste ano, e participaram 775 mil e 23 alunos, com a colaboração de 62 mil 993 professores, distribuídos por 8 mil 974 escolas participantes. Todos receberam certificado de participação e em Castelo nove ganharam medalhas.


Sobre a OBA – é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e se ganhou alguma medalha o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, recebe a mesma, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. A escola ainda recebe um certificado com o nome dela.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.