Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


13.12.2013

Quarta Tem Eleição em Duas Escolas Municipais

 

Na próxima quarta-feira, dia 18 de dezembro, outras duas escolas municipais de Castelo vão realizar eleição direta para diretor. Os Centros de Educação Infantil Municipal “Virgínia Zuim Carari” e “Sebastião de Moraes” (também conhecida como Creche Casulo) vão abrir as portas para a votação às sete da manhã e o encerramento será às 16 horas.

 

Na escola “Sebastião de Moraes”, existem duas candidatas, são elas: Ana Maria Ribeiro Nunes e Maria das Graças Madeira. Na “Virgínia Zuim Carari”, apenas uma servidora se candidatou: Inês Ambrosim. As normas de eleição dos candidatos e a nomeação dos membros da Comissão para a realização do processo são as mesmas das eleições realizadas em outras 15 escolas municipais, que aconteceram no dia sete de novembro.

 

No dia 18 eleição vai acontecer simultaneamente nas duas escolas municipais e voto será facultativo e secreto. Nas cédulas vão constar os nomes completos das candidatas com a opção de marcar “X” ao lado dos nomes. Haverá cabines individuais de votação e dois mesários em cada seção de votação da escola. A eleição será por maioria absoluta dos votos.

 

A Portaria nº 035\2013, que fixa as normas para as eleições, determina que terá direito a votar em cada Unidade de Ensino da Rede Pública Municipal, os profissionais da educação atuantes na escola (há mais de 30 dias initerruptos), compreendendo professores municipais e municipalizados, pedagogos e demais servidores em atividade de apoio. Também terão direito a voto membros, titulares e suplentes, dos Conselhos de Escola, além de pai, mãe ou responsável de aluno (um membro responsável por família, independente do número de aluno).

 

Não terá direito a votar o servidor que, na data do pleito, estiver em Licença Sem Vencimentos, cedido à outro município, ou à outras Secretarias. Para colaborar com a coordenação do processo eleitoral, foi criada uma comissão interna em cada Unidade de Ensino, formada por quatro membros, sendo três representantes dos servidores e um do Conselho de Escola.

 

As candidatas a diretora são efetivas da Rede Municipal ou Municipalizados, com pelo menos 36 meses de exercício na função, não se encontram em estágio probatório, não apresentam no CPF nenhum impedimento para movimentação bancária, e declararam ter disponibilidade para atender aos turnos em funcionamento na escola, cumprindo carga horária de 25 horas por turno.

 

Cada candidata elaborou um Plano de Ação para implementação na escola em conformidade com a legislação vigente, seguindo as normas do Conselho Estadual de Educação e as orientações da Secretaria Municipal de Educação, que será apresentado em uma única Assembleia Pública, organizada pela Comissão Eleitoral da unidade de ensino.

 

Em outra assembleia, específica para cada escola, o concorrente deverá apresentar seus Planos de Ação, em consenso com o Processo Político Pedagógico da escola, observando os princípios de gestão democrática, e garantia à igualdade de condições e oportunidades. Não puderam se candidatar servidores efetivos que já tenham cumprido dois mandatos consecutivos no cargo de diretor.

 

A Comissão Central nomeada para realização do processo de eleição dos diretores conta com uma presidente e cinco membros. A presidente é a Secretária de Educação, Devani Nicoli, e os demais membros são as funcionárias efetivas da Educação: Izabel Cristina Clipes Stoffle, Lucimere Salvador Clipes, Marli Cossete Laquini Schettino, Nágela Guizardi Cogo e Renata Maziole Ragazi Casagrande.

 

A Secretária Municipal de Educação, Devani Sossai Nicoli, falou sobre a importância das eleições: "A eleição para Diretores das unidades de ensino fortalece a democracia no ambiente escolar e intensifica a participação da família que é chamada a se envolver em todos os momentos como parceira da Escola. Assim todos os membros da Unidade Escolar são convocados, a partir da eleição, a assumirem juntos essa tarefa tão importante de edificação de uma educação de qualidade", disse a Secretária.

 

A posse dos novos diretores das escolas públicas municipais de Castelo vai acontecer dia 20 de dezembro, sexta-feira, às 13h 30m, na sede da Secretaria Municipal de Educação. Vai ser quando o Prefeito Jair Ferraço vai nomeá-los através de um ato.Três das unidades de ensino que participariam das eleições, não apresentaram nomes para concorrer ao cargo de diretor. Desta maneira, os respectivos Diretores dessas Escolas serão indicados pelo Prefeito, conforme normas da eleição, e também vão tomar posse no próximo dia 20. A eleição direta para Diretor é compromisso do Prefeito Jair Ferraço com os profissionais da educação, e há oito anos não acontecia no Município.

 

 

Confira abaixo o Resultado da Eleição nas outras 15 Escolas:

 

EMEF Centro Unificado Constantino José Vieira (Independência): - Dayvisson Luís Vittorazzi

EMEIEF Felinto Martins (Aracuí): - Maria da Penha Guilherme

EMEIEF Antônio Teixeira de Melo (Niterói): - Edinéia Nicoli Faião

EMEIEF Frei José Osés (Centro): - Márcia Valéria Botacin Altoé

EMEIEF Esplanada do Castelo (Esplanada): - Luciana Dalfior Clipes

EMEIEF Nestor Gomes (Centro): - Cristiane Martins Kuster

EMEIEF Madalena Pisa (Vila Isabel): - Ana Cláudia Colodetti

CEIM Profª Abigail Silva de Andrade (Volta Redonda): - Fernanda Carari Secchin

CEIM Erlita Bicalho Nemer (Esplanada): - Maria da Penha Garcia Pope

EMEIEF Frei Juan Echávarri Asiain (Fazenda do Centro): - Alécia Destéfani

EMIEF Antônio Sasso (São Manoel): - Andrêssa Altoé Falsone

EMEIEF Montepio (Montepio): - Rosimere Brambilla Zanúncio

EMEIEF Rafael Campanha (Mundo Novo): - Lucinéia Vettorazzi Tozi Francischetto

EMEIEF Delza Frasson (Estrela do Norte): - Celiane Isabel Ceresino Facini

EMEIEF Cecília Destéfani Secchin (Morro Vênus): - Marcos Roberto de Jesus

EMEIEF Reinaldo Fim (Limoeiro): NÃO HOUVE REGISTRO DE CANDIDATO INTERESSADO

EMEIEF Adilson Furlan (Patrimônio do Ouro): NÃO HOUVE REGISTRO DE CANDIDATO INTERESSADO

EMEIEF Forno Grande (Forno Grande): NÃO HOUVE REGISTRO DE CANDIDATO INTERESSADO

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.