Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


19.05.2014

Castelo Participa de Pesquisa Nacional de Educação em Tempo Integral

 

“Educação em Tempo Integral: Um Estudo das Concepções e Práticas nO Estado do Espírito Santo”. Esse foi o tema da pesquisa solicitada pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação – MEC, e realizada em Castelo por um grupo de professores e doutores da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Uma pré apresentação dos dados coletados no município aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 16 de maio, no auditório da Escola de Ensino Fundamental "Nestor Gomes".


O Espírito Santo é o único Estado do país em que esse estudo foi realizado. A pesquisa contemplou dez municípios, entre eles, Castelo. Foram avaliados pais, alunos, diretores e secretários municipais, usuários da Educação de Tempo Integral, através de um questionário contendo 100 perguntas para cada participante responder.


Em Castelo, foram avaliados pontos de vistas administrativos, pedagógicos e financeiros de três instituições de ensino, sendo duas creches e uma escola, todas da Rede Pública Municipal de Ensino, uma localizada na área rural e duas na urbana. Cerca de 50 professores e diretores escolares de Castelo e Ibatiba, município que também participou da pesquisa, assistiram a apresentação feita pela Coordenadora do Projeto. 


Saber como funciona a educação de tempo integral o que as pessoas acham do sistema de ensino em período integral são os principais objetivos da pesquisa. “O que precisamos é saber a opinião de todos os lados, desde alunos e seus pais até os secretários dos municípios. A pesquisa já foi concluída e será apresentada para o municípios em um seminário que vai acontecer no auditório da UFES ainda esse mês”, explicou a doutora da UFES, Vânia Carvalho de Araujo,


No evento, que teve duração de cerca de duas horas, a Secretária Municipal de Educação, Devani Nicoli, agradeceu a presença de todos e colocou o município a disposição dos pesquisadores. "Queremos colaborar da melhor maneira possível, e assim que os dados forem apresentados lá na UFES teremos o prazer de trazê-los para apresentar também aqui no município para que toda a população fique sabendo", concluiu a Secretária.
 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.