Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


19.05.2014

Segunda Marcada Por Caminhada Pelo Fim dos Manicômios

 

“Tratar não é Trancar. Liberdade é o Melhor Cuidado”. Foi com esse slogan que a Campanha em Comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, aconteceu em Castelo. Uma caminhada alertando para os transtornos causados pelos manicômios, que aconteceu na manhã de 18 de maio e percorreu cerca de um quilômetro, da Praça Três Irmãos, no centro da cidade, até o Castelão, reunindo cerca de 150 pessoas, entre usuários do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, Agentes de Saúde, Psicólogos e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Durante a caminhada, e com objetivo de chamar atenção da população, os participantes carregavam cartazes, faixas e cantavam músicas alusivas ao Dia da Luta Antimanicomial. “Nosso objetivo é mostrar que essas pessoas, apesar de suas limitações, são capazes de viver em sociedade. Atualmente o tratamento em Saúde Mental nos hospitais psiquiátricos estão sendo substituídos por serviços públicos abertos e comunitários, onde eles estão inseridos em meio a sociedade e em suas famílias”, explicou a psicóloga do CAPS, Viviane Fardim Louzada.

 

Enildo Esgranço, de 48 anos, é usuário do CAPS e considera o espaço seu segundo lar. “Gosto muito do atendimento e da dedicação de todos os profissionais do CAPS. Somos atendidos com muito carinho e dedicação”, comentou o aposentado que pretende em breve voltar a trabalhar.

 

Segundo a assistente social e coordenadora do Programa de Referência de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Lúcia Ventorim, o município participa dessa mudança. “Em Castelo temos amparado essas pessoas com transtornos mentais da melhor forma possível. Nossa equipe é preparada para esse atendimento que cada vez vem ganhando mais força em todo o país”.

 

Assim que os participantes chegaram no Castelão foi feito um alongamento e servido um lanche. Para quem desejar saber mais informações sobre o  Programa de Referência de Saúde Mental, pode procurar o serviço disponível na Unidade de Saúde "Solange Campanha" ou ligar para o telefone: 3542-6160.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.