Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


24.06.2014

Agricultura Divulga Piscicultura Para Produtores Castelenses

 

Com objetivo de identificar e cadastrar os produtores castelenses interessados em trabalhar com piscicultura, a Secretaria Municipal de Agricultura, realizou uma reunião com produtores do município, na tarde desta segunda-feira, 23 de junho, no auditório da Escola Família Agrícola. Além do Secretário Gilberto Gava Marques, do técnico agrícola, Egmar Campanha, e do zootecnista, Sérgio Ceotto Pires, também esteve presente o gerente de Aquicultura e Pesca da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Alcestes Ramos Filho.

 

 

Cerca de 40 pessoas compareceram ao evento, onde foram apresentadas as vantagens em investir na criação de peixes e camarões. "Este foi o primeiro passo para identificar as pessoas interessadas. O próximo passo agora serão as visitas técnicas que vão identificar se as propriedades têm vocação para a atividade. Depois faremos palestras para capacitação dos produtores, além de disponibilizar máquinas para escavar tanques e também fornecer alevinos subsidiados", informou o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques, dizendo que mesmo quem não participou da reunião, ainda pode aderir, procurando a Secretaria de Agricultura.

 

Castelo aderiu ao Polo Sul de Piscicultura, o qual fazem parte cinco municípios da região Sul do Estado. De acordo com o gerente de Aquicultura e Pesca da Seag, o Estado foi dividido em sete polos. "Estamos incentivando a atividade pesqueira em todo o Espírito Santo e queremos chegar ao reconhecimento como o quinto maior produtor de pescado do Brasil", disse Alcestes Ramos Filho.

 

A participação do município no Polo vai facilitar tanto para a obtenção da licença simplificada para a atividade, como também em ações conjuntas como por exemplo na aquisição de rações e também alevinos, o que pode contribuir com o valor praticado, pois se comprado em maior quantidade, o preço deverá sofrer redução. É através do Polo também que será organizada toda a cadeia produtiva, chegando até a comercialização.

 

Quem participou da reunião se interessou pelo que ouviu. "Já temos dois tanques onde colocamos dois mil alevinos. Com essa participação no Polo vamos poder ampliar nossa atividade, conseguindo comprar o que precisamos com valores mais em conta e também quem sabe tendo um mercado certo para a comercialização, que é o que não temos hoje", contou Rafael Sechin, que há um ano cria tilápia em sociedade com o cunhado em uma propriedade na comunidade de Quilombo.

 

"Já temos um tanque produzindo tilápia e outro ainda vazio onde queremos criar camarões. Achei o projeto muito interessante e agora esperamos contar com a adesão e união dos produtores para conseguirmos levar adiante a atividade", disse a administradora Érica Supeletto Grancer, que auxilia o pai nos negócios da propriedade localizada na comunidade de Taquaral.

 

E os produtores que se interessarem em também aderir à piscicultura como atividade extra nas propriedades podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada no prédio do Centro Cultural e Turístico de Castelo (antiga Cacal), no 3º andar, de segunda à sexta-feira, das 8 às 15 horas, ou obter informações através do telefone: (28) 3542-8533.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.