Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


30.06.2014

Aberta Exposição Fotográfica

 

Mostrar os resultados dos trabalhos fotográficos de 16 jovens do município, retratando a cultura de Castelo, através dos olhos dos alunos que participaram do curso de fotografia do Projeto “Sob Nova Luz: Retratos da Minha Cultura”, tudo isto acompanhado de boa música e muitos elogios. A abertura da exposição fotográfica foi realizada na noite deste domingo, dia 29 de junho, no Centro Cultural e Turístico de Castelo, e atraiu cerca de 70 visitantes apenas na primeira noite de exposição.

 

 

“Mostrar personagens da cultura da cidade muitas vezes esquecidos, que fazem parte da cultura mas não são lembrados, e as fotos eternizam estas tradições. Os alunos conseguiram identificar estes personagens, incentivando que eles procurassem as manifestações culturais de Castelo como festas, comidas, artes, e toda a parte cultural da cidade”, informou João Mendes, um dos professores do curso, que é de São Paulo.

 

Ao todo, foram quatro encontros em quatro fins de semana, no Centro Cultural e Turístico de Castelo. Entre um encontro e outro os alunos saíam acompanhados de um monitor local para fotografar personagens e manifestações culturais locais. Os participantes conheceram técnicas de edição e iluminação e tratamento de imagens, destacando memória artística da comunidade e o resgate de personagens marcantes da cultura local.

 

Catarina Destéfani, Secretária Executiva do Instituto Frei Manoel Simon, falou sobre a importância do curso. “Há jovens que fizeram o curso porque já gostam de fotografar, e outros que vieram sem um porque, mas que através do curso puderam aprender, e pode ser que daqui saiam profissionais da área”, disse a Secretária.

 

E para quem conferiu de perto o resultado dos flashes, os detalhes impressionaram. “Um amigo fez o curso e eu vim prestigiar o trabalho dele. Estou achando o evento ótimo, a criatividade das fotos dos alunos que buscaram detalhes no artesanato local”, disse a auxiliar de saúde bucal e artesã, Cristina Scolforo.

 

Sidney Salu, um dos professores do curso, falou acerca da oportunidade de qualificação para os jovens. “Gerar oportunidade aos jovens de cidades mais afastadas, dando a possibilidade de aprender uma nova forma de trabalho, identificar a cultura existente, além de que todo material utilizado acaba ficando com a comunidade, como uma forma do educador local prosseguir com o Projeto. Fazendo com que os jovens se sintam mais valorizados e incitem a ideia das manifestações culturais”, disse o professor.

 

“Aprendi as técnicas de tirar fotos que ajudam na qualidade das imagens. É o primeiro curso que faço sobre fotografias, e pretendo continuar fotografando. É muito bom ter minhas fotos aqui, porque é algo que exige esforço e prática para conseguir. É uma vitória”, disse Edson Vieira Berçan, Estudante de 14 anos, que mora na comunidade de Campestre.

 

Já sua colega de curso Larissa da Silva Wolff, descobriu muitas novidades durante o curso. “O curso foi muito bom, aprendemos muito. Descobri que muita coisa que eu pensava que era de um jeito, na verdade era de outro, totalmente diferente. De início fiquei com vergonha de expor, mas divulgar o que a gente aprendeu com eles aqui é ótimo”, disse a estudante de 15 anos que mora na comunidade de Corumbá.


E quem não teve a oportunidade de participar da abertura da exposição, ainda dá tempo de conhecer o trabalho dos jovens castelenses. As imagens de artesãos, artistas, comidas, danças, eventos religiosos e culturais, ficarão expostos durante toda esta semana, e podem ser apreciados até a próxima sexta-feira, dia quatro de julho, entre sete e 15 horas, no Centro Cultural e Turístico de Castelo. Depois, as fotos seguirão para o Casarão da Fazenda do Centro, onde ficarão em exposição permanente.

 

A capacitação foi realizada através da Micareti Projetos Educacionais e Culturais, em parceria com o Instituto Frei Manuel Simon. Através de Lei de Incentivo do Ministério da Cultura, o projeto é patrocinado pela EDP e conta ainda com o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e no ES capacitou Jovens de Castelo e Baixo Guandu.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.