Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


01.07.2014

Obras de Prevenção às Enchentes Já Estão 90% Concluídas

 

Antes mesmo de completar um mês, as obras de prevenção às enchentes na localidade de Cava Roxa, estão em estágio bastante avançado. Já foram concluídos 90% dos serviços, restando cerca de 15 mil metros cúbicos de sedimentos para serem removidos. Uma comitiva fez uma vistoria no local das obras na manhã desta terça-feira, dia primeiro de julho, para saber detalhadamente os trabalhos que serão realizados nos próximos dias.

 

 

Na visita estavam o Prefeito Jair Ferraço, acompanhado pelo Coordenador da Defesa Civil, Lúcio Cesconetti, do Gerente da empresa Fortaleza Ambiental e Gerenciamento de Resíduos, contratada para a realização da obra, Charliston Poli, o Presidente da Assec, Ramon Lambranho e moradores da região.

 

A obra, que tem previsão de conclusão para no máximo em seis meses, começou no dia quatro de junho e em 15 dias, mais de 30 mil metros cúbicos de sedimentos já tinham sido retirados de dentro leito do rio Castelo, próximo à ponte que dá acesso aos Bairros Cava Roxa e Niterói.  A previsão é de que um total de cerca de 45 mil metros cúbicos de terra, areia, vegetação e entulhos que descem com as enxurradas devem ser retirados.

 

“Mesmo tendo ficada suspensa durante uma semana por conta da festa de Corpus Christi, a obra está bem avançada. Vamos retirar mais restos sedimentares de dentro do Rio Castelo em pontos mais adiante, o que vai facilitar o escoamento das águas, já que quando chove a força da enxurrada vem arrastando tudo e fica represada na localidade de Cava Roxa”, disse o Prefeito Jair Ferraço, enfatizando também que o próximo passo será o alargamento das cabeceiras da ponte daquela localidade.

 

Quem mora à beira do rio e já sentiu as consequencias das enchentes começa a sentir segurança. “Nossa casa ficou cercada pela água, e agora vai melhorar. Já tivemos muitos danos com móveis e com nossas plantações, como verduras”, falou a feirante, Alisete da Silva Barbosa Dorigo, que mora na localidade de Cava Roxa.

 

Outro proprietário de terras e morador do local ficou satisfeito com as obras que serão concluídas dentro de pouco tempo na localidade. “Fica muito clara a viabilidade da drenagem da bacia do Rio Castelo, sem atingir aspecto nenhum do meio ambiente, da natureza. Já ficamos ilhados em 2009, e a partir de agora isto provavelmente não acontecerá”, contou o Aposentado Corregedor Geral da União, Elizio Duarte de Lima.

 

Além das obras na localidade de Cava Roxa, os restos sedimentares serão retirados ainda próximo à ponte que liga o bairro Aracuí ao asfalto do Santuário, já que ali também existem muitos dejetos e acúmulos de terra e lixo que desceram com as enxurradas, se amontoando próximo ao campo do Operário.

 

"Tudo está correndo dentro do previsto no cronograma das obras. Nossa pressa em acabar com este trabalho logo é justamente para evitar transtornos com o período de chuvas, que por aqui começa no mês de novembro", concluiu o Coordenador da Defesa Civil, Lúcio Cesconetti.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.