Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


29.01.2015

Castelo Decreta Situação de Emergência Nesta Sexta-Feira

 

A estiagem e a seca estão castigando o município de Castelo, desde meados do mês de dezembro, e a Prefeitura já começa a receber diversas denúncias de represamento de nascentes e retirada irregular de água do Rio Castelo para uso em lavouras e plantações. Em algumas localidades, falta água para o gado beber, e em algumas comunidades do interior do município, falta água até mesmo para o consumo humano.

 

 

Com o objetivo de amenizar os efeitos da estiagem, o Prefeito Interino de Castelo, Eutemar Venturim, vai decretar, nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, Situação de Emergência no Município. “Já proibimos a utilização do caminhão pipa nas ruas do município, e vamos pedir o apoio dos servidores públicos na economia da água. A questão hídrica não é apenas responsabilidade do poder público, mas também da população em geral, que faz uso da água, daí a importância de decretar Situação de Emergência, onde vamos em um primeiro momento, levar ao conhecimento da população, a necessidade da economia de água, neste momento grave de escassez de água que estamos passando”, informou o Prefeito Interino de Castelo, Eutemar Venturim.

 

Em algumas comunidades de Castelo, falta água para a irrigação das plantações de café, verduras, legumes e frutas. Algumas escolas do município estão sem água, e deverão ser abastecidas com caminhão pipa para o início das aulas, na segunda semana de fevereiro. Além disso, grande parte dos córregos do interior estão totalmente secos.

 

Segundo o Coordenador da Defesa Civil do Município, Lúcio Cesconetti, a conscientização da população é fundamental para que este tipo de situação não se repita. "Pedimos a colaboração coletiva na economia da água. A Prefeitura está criando um comitê e um decreto de Lei que disciplina o uso da água do município, além de ações de recuperação das nascentes de Castelo, preservação das APP's –Áreas de Preservação Permanente, para termos água suficiente para uso humano, animal e na produção agrícola. O rio é a vida da cidade, já que o abastecimento do Município depende do Rio Castelo", concluiu o Coordenador da Defesa Civil do Município.

 

 

Na última quarta-feira, dia 28 de janeiro, o Prefeito Interino de Castelo participou de uma reunião, juntamente do Governo do Estado, e de Prefeitos de outros municípios, onde foram tratados assuntos referentes à estiagem e as medidas que deverão ser tomadas. Nos próximos dias, após decretar Situação de Emergência, o Prefeito Interino, deverá agendar uma reunião com a sociedade civil, e representantes das entidades castelenses, expondo a situação da estiagem no município, com base nas orientações do Governo do Estado, e dos levantamentos obtidos no nosso município.

 

Entre as comunidades denunciadas por represamento de nascentes e retirada irregular de água do Rio Castelo, estão: Vargem Fria, Montepio, Estrela do Norte, Milagrosa, Córrego 60, Mamona, Barra Alegre, São Manoel, São Quirino, São Pedro, Braço do Sul, Forno Grande, São Vitório, Alto Monte Alverne e Quilombo. Para realizar a retirada da água do rio, é preciso ter uma autorização, ou outorga de água, que deve ser retirada no IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.Quem continuar em situação irregular, pode receber punições, como advertências, ou até mesmo responder por crime ambiental.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.