Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


16.04.2015

Alunos Fazem Pesquisa Para Identificar o Perfil dos Leitores Castelenses

 

A tarde desta quinta-feira, dia 16 de abril, foi diferente para cerca de 60 alunos, de 13 e 14 anos, e estudam em duas oitavas séries da EMEF “Nestor Gomes”. É que eles foram divididos em grupos para três pontos diferentes no centro da cidade e realizaram uma pesquisa com a população, contendo cinco perguntas, entrevistando 200 pessoas, com objetivo de traçar o perfil dos leitores castelenses. A atividade foi desenvolvida pela professora Emanuelle Fiorese Garcia, da disciplina de Língua Portuguesa, que aproveitou a Semana do Livro Infantil na escola para abordar o tema.

 

 

Os grupos, com cerca de 20 alunos cada, ficaram cerca de meia hora nas Praças, Três Irmãos e do Convívio, e também na calçada em frente à escola. Entre os questionamentos feitos pelos alunos à população, um deles foi sobre a quantidade de livros lidos anualmente, que visa demonstrar o perfil dos leitores da cidade de Castelo.

 

“Quem lê, escreve mais. O ENEM mostrou no último ano o que as pesquisas já revelaram, de que o brasileiro não lê. Depois de analisar os dados coletados com a pesquisa nas ruas, os alunos farão um gráfico, que vai ficar exposto na escola”, informou a professora de Português, Emanuelle Fiorese Garcia, que fez ainda uma citação de Monteiro Lobato, dizendo: “Um país se faz com homens e livros”.

 

“Com a pesquisa a gente fica sabendo a faixa etária da população castelense que lê, se as pessoas lêem muito ou pouco, já que quem lê mais sabe se comunicar melhor”, disse o aluno Maycon Douglas Pimentel Amaral, enquanto acompanhava a pesquisa com o grupo. Entrevistada, Sâmia Jaqueline Cruz, viu na pesquisa um incentivo à leitura. “Os alunos, enquanto fazem a pesquisa, reforçam a importância da leitura e acabam se interessando mais”, comentou  a pedagoga depois de responder as cinco perguntas do questionário.

 

A iniciativa faz parte de uma série de ações que têm como objetivo incentivar a leitura e a escrita nas escolas públicas do município de Castelo. A ideia surgiu a partir das pesquisas realizadas pelo Instituto Pró-Livro em 2011, e recentemente pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro, divulgada no último dia seis de abril, segunda-feira. 

 

O próximo passo do grupo de alunos depois de realizarem as entrevistas será a análise dos dados coletados, que serão tabulados em parceria com a disciplina de Matemática, e, nos próximos dias, apresentados em forma de gráficos, em cartazes que ficarão expostos no mural da escola.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.