Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


21.03.2023

Secretaria de Saúde de Castelo destaca a importância da vacina BCG nos primeiros dias de vida do bebê

 

A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que não afeta apenas os pulmões mas, também, pode acometer ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os sintomas da doença são tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia.



A transmissão da tuberculose pode ocorrer com pessoas saudáveis e infectadas podendo ou não apresentar sintomas e, mesmo assim, transmitirem a bactéria. O contágio se dá de uma pessoa para a outra, através de gotículas de saliva. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chance de desenvolver a doença, em especial, a forma grave e generalizada.



Para prevenir a tuberculose é necessário vacinar todas as crianças, a partir do 1º dia de nascimento até os 4 anos de idade. A vacina, em dose única, é oferecida na Unidade Básica de Saúde “Solange Campanha” nas segundas-feiras das 8 às 15 horas, considerando que a vacina é disponível em frascos multidoses para otimização das doses.



“Além de proteger a população de uma doença altamente contagiosa, a vacina BCG evita que a tuberculose se agrave e evolua para problemas mais sérios, por isso, é muito importante que nossas crianças sejam imunizadas logo no início da vida”, ressaltou Marcela Nagel Stov, Secretária Municipal de Saúde.



A vacinação não requer nenhum cuidado prévio, porém, após a administração da vacina é provável que tenha uma reação no local da aplicação com posterior formação de cicatriz. É importante não colocar nenhum produto, medicamento ou curativo, pois trata-se de uma resposta esperada e normal.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.