Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Turismo

Voltar

Atrativos Turísticos


Parque Estadual do Forno Grande

Parque Estadual do Forno Grande

No parque, a 2.039 metros de altitude está o pico do Forno Grande, um grande maciço rochoso e o segundo ponto mais alto do Espírito Santo. De um lado é possível visualizar o Pico da Bandeira e de outro o mar e as cidades litorâneas. Reconhecido em toda a região e também pelos desbravadores desta terra, é comparado a grandes torres de um belo castelo, sendo parada obrigatória para muitas descobertas, recheadas de encantos e sabores. O clima agradável é um convite a caminhar por suas trilhas que revelam paisagens magníficas e inesquecíveis.

 

O parque Estadual é gerido pelo IEMA (Instituto Estadual de meio Ambiente e Recursos Hídricos) e tem visitação: segunda a sexta-feira 8h às 16h, dispõe de guias para as visitas, com 4 trilhas, em diversos níveis de dificuldade, e nos finais de semana por meio de agendamento .

 

Localidade: Forno Grande

Distância da sede: 29km

Informações e agendamento: 28 3542 3257

Coordenadas Geográficas: 282.667 / 7.729.955

 

Parque Estadual Mata das Flores

Parque Estadual Mata das Flores

Gerido pelo IEMA, o parque ainda preserva a Mata Atlântica. Nele é possível encontrar espécies milenares como o gigante Jequitibá Rosa, além de delicadas orquídeas.

 

Distância da sede: 4km

Informações: (28) 3542 3257

Coordenadas Geográficas: 275.256/ 7.719.997

 

Zooparque Beira Rio

Trata-se de um parque urbano, localizado no bairro Independência. Grande atrativo para quem procura tranquilidade, lazer e contato com a natureza.

 

Localidade: sede – bairro Independência

 

Cachoeira do Pedregulho

Cachoeira do Pedregulho

Situada à 21 km da sede do município, além da bela queda d'água, o local conta com serviços de lanchonete, restaurante rural, área de camping e rapel. Localizada na propriedade da família Furlan, é muito conhecida pelos praticantes de esportes de aventura que sempre após suas atividades se confraternizam no local.

 

Localidade: Pedregulho

Distância da sede: 21km

Informações:  28 99975 7900 

Coordenadas Geográficas: 282.711/ 7.725.087

 

Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro

O Centro de Visitantes é destaque na região das Montanhas Capixabas e foi construído para atender aos turistas e a comunidade local.

 

Possui uma excelente infraestrutura de recepção, auditório, sala de exposição, sanitários e loja do agroturismo. Nela é possível encontrar, além do belíssimo artesato, doces e biscoitos, embutidos e variadas delicias da culinária regional.

 

Além de contemplar a beleza natural, é possível aprender sobre a historia e a cultura local. Excelente atrativo para a prática do turismo pedagógico, pois a visita é orientada por condutores devidamente capacitados e que oferecem a todos um atendimento especial.

 

Localidade: Limoeiro

Distância da sede: 15km

Informações e agendamento: 28 99986 1542 

Visitação: terça-feira à domingo – 09:00h às 16:00h

Coordenadas Geográficas: 273.481/ 7.733.421

 

 

Centro Cultural e Turístico

Centro Cultural e Turístico

O Centro Cultural e Turístico é um espaço multiuso utilizado para desenvolvimento das variadas artes: música, teatro, dança, artes plásticas, exposições, apresentações culturais e realização de pequenos eventos.

 

Localidade: sede

Informações: (28) 3542 6300/ 3542 8532

Visitação: segunda-feira à sexta-feira – 07:00h às 16:00h

 

 

Gruta do Limoeiro

Gruta do Limoeiro

Patrimônio histórico estadual, a gruta é a mais importante área de estudos sobre a pré historia do Espírito Santo. Pesquisas comprovam vestígios da presença humana no local desde 5.000 anos atrás.

Também possui características geológicas diferentes das maiorias das grutas. A sua importância é devido à particularidade relacionada à formação dos espeleotemas.

 

Em seu interior é possível encontrar diversas formações originadas pela solidificação da água ao longo de milhares de anos. As mais comuns são: cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos.

 

Localidade: Limoeiro

Distância da sede: 15km

Informações e agendamento: 28 99986 1542 

Visitação: terça-feira à domingo – 09:00h às 16:00h

Coordenadas Geográficas:  273.481/ 7.733.421

 

Rampa de Ubá

Rampa de Ubá

Situado à 28km da sede do município de Castelo, na comunidade de Córrego de Ubá, a rampa sagrou-se palco das maiores competições de voo livre realizadas no céu do Espírito Santo, sendo elas nacionais e internacionais ao longo dos anos. Ubá é considerada uma das maiores e mais belas rampa de voo livre do mundo devido a suas condições de voo, da natureza no seu entorno e da espetacular paisagem montanhosa.

 

Rampa de Ubá foi considerada pelos voadores como: “O Havaí do Parapente”.

 

Localidade: Córrego de Ubá

Distância da sede: 29km

Coordenadas Geográficas: 282.696/ 7.720.361

 

Rampa de Apeninos

Rampa de Apeninos

Casas de Estuque que até hoje estão de pé com aproximadamente 70 anos. Área de Mata atlântica com uma estrada, não muito conservada. Excelentes paisagens do Pico do forno Grande e vistas do Vale do Prata. A partir da subida para Apeninos quando se passa pela “Pedra da Lagartixa”. Da parte mais alta da propriedade é possível desfrutar da paisagem da Pedra do Dedo, no Patrimônio do Ouro, Morro da Joeba com 512 metros de altitude, próximo ao local onde existe a rampa de voo livre de Apeninos. Rampa localizado na zona rural do município, a 12km da sede. Um lugar cercado de belezas naturais e muito propício para a prática de voo livre (paraglider).

 

Coordenadas Geográficas: 273.552/ 7.721.344

 

 

Rampa do Alto Chapéu

Rampa do Alto Chapéu

Rampa localizado na zona rural do município, a 10km da sede. Um lugar cercado de belezas naturais e muito propício para a prática de voo livre (paraglider).

 

 

Casa do Artesão

Casa do Artesão

Um espaço aconchegante e de estilo próprio, está localizado bem perto do centro da cidade. No local os turistas encontram as belezas e as delícias produzidas na região, feitas com todo carinho pelas mãos dos artesãos do município. Oferece produtos como embutidos, cachaça, cafés e biscoitos. Além do artesanato que exibe lindos trabalhos feitos, principalmente, com tecidos e fios. A casa também dispõe de ponto de informação turística.

 

Localidade: sede

Informações: (28) 3310-6509

Visitação: de segunda a sexta 08:00h as 18:00h. Sábado 08:00h as 12:00h

 

 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha

Localizada no centro da cidade, a monumental igreja revela a todos o tamanho da religiosidade do povo castelense e expressa a devoção à Santa Mãe de Deus. Seus belos vitrais chamam a atenção pela riqueza de detalhes. Lugar de oração, é destino certo de todos que procuram paz espiritual.

 

Informações: (28) 3542 1144

 

Santuário Aracuí

Santuário de Aracuí

O santuário erguido em homenagem à Nossa Senhora Imaculada Esposa do Divino Espírito Santo, é um local único de peregrinação e fé, encontro com Deus e consigo mesmo. O local recebe mais de três mil visitantes por mês, mas a data de maior movimento é o dia 13 de maio.

 

Existem no santuário vários monumentos em mármore, a imagem de Cristo em um tablado de madeira, a imagem da Imaculada e um terço em madeira gigante na árvore onde teria acontecido o milagre da aparição da Virgem Maria.

 

Informações: (28) 3542 0019

 

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Santinha)

Localizado próximo ao centro da cidade, fundada ha décadas o santuário esta bem próxima do Cemitério Municipal. Os romeiros vão de encontro a um ambiente que reúne ingredientes como a paz,  a tranquilidade e espiritualidade. Como o dia da santa é dia 12 de Outubro, é realizada uma procissão até santuário.

 

No centro do santuário, cercado de água, esta suspensa à imagem da Padroeira do Brasil, erguida em um barco estilizado, logo atrás da santa esta a imensa pintura junto aos azulejos, da épica pescaria que há séculos resultou no achando da imagem de Nossa Senhora Aparecida, e ainda possui um cruzeiro com área para ascender velas.

 

Casarão da Fazenda do Centro

Casarão da Fazenda do Centro

Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, o Casarão da Fazenda do Centro recebeu um projeto de ocupação e de revitalização amplamente discutido com a sociedade observando as tradições e os valores culturais do município de Castelo e região. O funcionamento do Casarão vai priorizar a realização de atividades educativas, culturais, turísticas e religiosas e vai funcionar como centro de cultura, biblioteca, sala de exposições e da memória agostiniana. A fazenda fica a oito quilômetros do Centro de Castelo e a dois quilômetros da ES-166, que faz a interligação da BR-262, entre Cachoeiro de Itapemirim e Venda Nova do Imigrante.

 

A restauração foi feita em duas etapas. Na primeira, os trabalhos foram realizados na capela da fazenda, já entregue à população. Na segunda etapa foi realizada a restauração da sede. Seu conjunto arquitetônico engloba uma área de 1.800 m², com destaque para a construção de pedra, madeira e barro, que revela a arquitetura típica da época e da região.

 

O restauro da Fazenda do Centro é um compromisso do governo Renato Casagrande com a recuperação do patrimônio histórico e arquitetônico do Espírito Santo e com a criação de equipamentos culturais que sirvam como espaço para visitação, encontros acadêmicos ou científicos e abrigo e hospedagem para pequenos grupos que desenvolvem trabalhos na área.

 

A restauração garante a preservação do patrimônio e permite aos cidadãos ter acesso a um bem cultural e a um equipamento turístico, com ganhos simultâneos para a cultura, o patrimônio e o turismo, bem como a comunidade, ao preservar sua memória e sua história.

 

Marco histórico da colonização de Castelo pelos desbravadores portugueses, dos escravizados negros e dos imigrantes italianos, o grandioso casarão reflete a imponência dos áureos tempos do café. Fundada em 1845, teve como primeiro proprietário Antônio Vieira Machado da Cunha. O nome “Centro” foi por causa da posição geográfica, que fazia dela um ponto de encontro obrigatório dos demais fazendeiros da região para as festas religiosas e comemorações.

 

Com a extinção do trabalho escravo, no ano de 1888, a fazenda entrou em declínio e ficou praticamente abandonada, sendo pouco tempo depois adquirida pela Ordem Religiosa Agostiniana. Na história da Fazenda do Centro destaca-se a figura do frade agostiniano Manuel Simón. Em julho de 1909 ele, em companhia de um grupo de imigrantes italianos, visitou a propriedade e encantou-se pela beleza e fertilidade da região. O negócio foi no dia 24 de dezembro do mesmo ano.

No ano seguinte, 1910, a fazenda foi dividida em lotes de 10 alqueires e a ocupação pelos imigrantes italianos começou. Estima-se que mais de 300 famílias chegaram à região. Foi com o trabalho do imigrante que fazenda tornou-se o mais importante centro econômico e social da região, produzindo café, cana de açúcar e milho.

 

Com o passar dos anos ocorreram novos loteamentos e doações de terras, mas invasões também aconteceram, reduzindo consideravelmente a extensão da propriedade. No período de 1952 à 1989, exceto entre os anos de 1973 a 1983, o Casarão funcionou como Seminário para a formação de jovens religiosos.

 

O Casarão da Fazenda do Centro fica aberto à visitas monitoradas de Terça a Domingo, das dez da manhã ao meio-dia, e de 14 às 17 horas.

 

Informações: 28 99912-0047 / 28 99998-3252/ 28 35420394

Coordenada geográfica: 273.900/ 7.728.296

 

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Pedra da Onça

A Pedra da Onça é um afloramento rochoso que se destaca na região com rochas cristalinas do embasamento, possui 700metros de altitude e utilizado para pratica de Esportes Radicais. Em 2014 sediou o campeonato internacional de Wingsuit, e é utilizado por amantes do Base Jump.

 

 

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Pedra do Cabrito

A Pedra da Cabrito é um afloramento rochoso que se destaca na região com rochas cristalinas do embasamento, distante 08km da sede e possui 850metros de altitude e utilizado para prática de Esportes Radicais, como: wingsuit e base jump.

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Sebrae
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz
Montanhas Capixabas

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2018 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.