Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


23.04.2014

Alunos do Interior Visitam Biblioteca no Dia Mundial do Livro

 

Alunos da comunidade de Pedra Lisa, distante cerca de 27 quilômetros da sede do município, viajaram de ônibus durante quase 40 minutos para participar da programação em comemoração ao "Dia Mundial do Livro", na Biblioteca Municipal "Ciro Vieira da Cunha", o “Castelinho", na manhã desta quarta-feira, dia 23 de abril. Uma aula diferente que encantou alunos e professoras.

 

Participaram desse primeiro dia de comemoração 25 alunos, com idades entre 11 e 15 anos, de quinta, sexta, sétima e oitava séries, além de duas professoras da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Irmãos Mangifeste. Para muitos deles foi a primeira oportunidade de conhecer a biblioteca pública.

 

O aluno da oitava série, Renan Oliveira Barbosa, revelou que essa foi uma manhã muito especial. “Eu não conhecia a biblioteca e estou muito feliz por essa oportunidade. Gostei muito de estar aqui, um lugar cheio de novos caminhos. São tantos livros que nem sei qual vou querer levar pra ler”, falou o adolescente de 14 anos, que se diz amante da literatura.

 

A programação começou com a apresentação da funcionária da biblioteca, Thays Murno, que através de fotos projetadas em slides, contou para os alunos a história da “Onça de Aracuí”. Um conto da década de 50, que relata a aparição e a captura de uma onça em Aracuí. "Depois de capturar a onça com uma armadilha, os caçadores da época trouxeram o animal e o deixaram, exposto dentro de uma jaula bem aqui no centro da cidade para que todos pudessem comprovar a façanha", explicou a funcionária aos alunos.

 

Após a "Contação da Estória" os alunos conheceram o acervo da biblioteca, fizeram perguntas sobre algumas obras e locaram livros. A professora de língua portuguesa, Natália Queres Barbosa, parabenizou a Prefeitura pelo incentivo. “É importante estimular a leitura na vida desses alunos. O hábito de ler forma uma pessoa muito mais culta, com a fala e a escrita corretas”, comentou Natália.

 

A programação especial em comemoração ao "Dia Mundial do Livro" vai acontecer até a próxima sexta-feira, dia 25 de abril, e foi idealizada pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. As escolas que tiveram interesse em participar da programação na biblioteca municipal devem agendar a visita pelo telefone 3542-6241, das sete às 17 horas.

 

O “Dia do Livro” é comemorado em todo o mundo no dia 23 de abril, data instituída pela UNESCO em 1996 por causa de sua simbologia, já que coincide com o falecimento de importantes escritores como Miguel de Cervantes e William Shakespeare, autores de clássicos mundiais como “Dom Quixote” e “Romeo e Julieta”.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.