Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


17.07.2014

Festa Italiana Promete Movimentar Ruas de Castelo

 

Quem chega a Castelo já percebe algo diferente pela cidade. A igreja matriz e o castelinho, dois grandes patrimônios no centro da cidade, estão enfeitados com tecidos nas cores vermelha, branca e verde, simbolizando a bandeira da Itália. São indícios de que alguma comemoração se aproxima, no município onde cerca de 80% da população é descendente de italianos.

 

“Il Matrimonio”. Este é o tema da XXIV Festa Italiana de Castelo, que vai acontecer entre os dias três e dez de agosto, e vai contar com novos formato e programação. É que desta vez a festa vai acontecer todos os dias na Praça Três Irmãos, no centro de Castelo, diferente dos anos anteriores, quando era realizada em locais fechados.

 

O início das comemorações será no dia três de agosto, domingo, com o já clássico Campeonato de Boccia Feminino. Na segunda-feira, dia quatro, tem a abertura da Exposição "Il Matrimonio", no Centro Cultural e Turístico de Castelo, e durante toda a semana, o tradicional torneio de Tressette vai movimentar os bairros da cidade. Já na sexta-feira, dia oito de agosto, acontece a Gran Finale do Torneio de Tressette, que comemora seus 20 anos de competição e muita diversão, na Praça Três Irmãos.

 

No sábado, dia nove de agosto, o Cortejo Italiano, caracterizado com o tema escolhido para 2014 sobre o casamento, sai do bairro Volta Redonda e passa pela Avenida Ministro Araripe, chegando à Praça Três Irmãos. No domingo, dia dez de agosto, haverá uma Missa da Família e Benção de Renovação do Casamento, tudo em praça pública, além da Exposição Fotográfica que continua no Centro Cultural e neste dia estará aberta à visitação.

 

“A grande diferença deste ano é que as atividades culturais vão ser em espaço aberto. O cortejo vai contar com carro de boi e um casal de noivos desfilando pelas ruas do centro de Castelo. Na Praça Três Irmãos, desde a sexta-feira terão barraquinhas com comidas típicas e momentos culturais, com área de lazer infantil e a polenta na tábua. No domingo, a missa homenageando os casais, com a benção de renovação do casamento, marcando o início da semana internacional da família. Além disso, até dia 14 teremos a exposição, com a pesquisa da história das origens do casamento, com dezenas de fotos disponibilizadas pela comunidade, e também de fora, enviadas pela, formando um acervo enorme”, informou a Presidente da Società Italiana di Castello, Linda Melo.

 

Marcos Balbino, Historiador da Prefeitura de Castelo, falou sobre a importância da exposição fotográfica: "O registro fotográfico é um dos elementos responsáveis pela criação de memórias positivas na construção da identidade e cultura da família. As fotografias têm o incrível poder de revigorar, por meio da lembrança, os nossos compromissos, os nossos votos e, acima de tudo, os nossos sonhos. Além de celebrar o matrimônio, a exposição incentivará as pessoas a registrar o histórico de sua família. É preciso entender que cada um de nós constrói uma história, possui uma trajetória de vida, e as fotografias permitirão que tais histórias sejam contadas aos nossos descendentes", disse o Historiador. 

 

Para a realização do evento na rua, será montada na Praça Três Irmãos toda uma infraestrutura com tendas para comercialização de produtos típicos, onde não vai faltar a tradicional polenta, queijo, linguiça, doces e muitas outras delícias da culinária castelense, além de bebidas como vinho, refrigerante, cerveja e a tão pedida pinga. Em um palco vão acontecer as apresentações culturais. Haverá também área de lazer com diversos brinquedos para as crianças, tornando o ambiente ainda mais aconchegante para toda a família.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.