Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


24.07.2014

Castelo Assina Adesão à Campanha da ONU

 

Dando mais um passo na prevenção de desastres naturais no município de Castelo, a Prefeitura acaba de se inscrever na "Campanha Construindo Cidades Resilientes", da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Organização das Nações Unidas (ONU). A assinatura por parte do Prefeito Jair Ferraço do ofício de adesão aconteceu na manhã desta quinta-feira, 24 de julho, na sede da Prefeitura e contou com a presença do Coordenador da Defesa Civil Municipal, Lúcio Cesconetti, e do Auxiliar do Departamento de Prevenção da Defesa Civil Estadual, Sub Tenente Bombeiro, Euclides Júnior Corrêa Muniz.

 

 

"Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e de maneira organizada prevenir que vidas e bens sejam perdidos. O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos.", informou o Auxiliar do Departamento de Prevenção da Defesa Civil Estadual, Sub Tenente Bombeiro, Euclides Júnior Corrêa Muniz.

 
Castelo é a décima cidade do Espírito Santo a aderir à campanha que pretende sensibilizar governos e cidadãos para os benefícios de se reduzir os riscos por meio da implementação de 10 passos para construir cidades resilientes. "Castelo já está bem à frente de muitos municípios até maiores, inclusive somos o único município do Estado a cumprir todas as ações do pós chuva de dezembro do ano passado. Precisamos da implementação de pelo menos cinco dos 10 ítens para o reconhecimento da ONU como cidade modelo, mas posso garantir que já atendemos sete deles", contou Lúcio Cesconetti, Coordenador da Defesa Civil Municipal.


"Nós enquanto município é que temos que dar a primeira resposta em situações de crises e emergências. Então, precisamos junto da sociedade civil organizada unir esforços para desenvolvermos soluções inovadoras que reduzam cada vez mais os riscos. Já estamos fazendo a nossa parte com as obras de desobstrução do leito do rio Castelo, com um investimento de R$ 946 mil, mas ainda vamos fazer mais, com o alargamento das cabeceiras da ponte da localidade de Cava Roxa, para dar ainda mais vazão à água em épocas de cheias", disse o Prefeito Jair Ferraço, logo depois de assinar o documento.

 

O ofício de adesão agora será enviado para ONU, que fará a avaliação para a emissão do certificado. O objetivo da ação é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem estar e segurança dos cidadãos. A redução de riscos de desastres ajuda na diminuição da pobreza, favorece a geração de empregos e oportunidades comerciais, a igualdade social, ecossistemas mais equilibrados e ainda atua nas melhorias das políticas de saúde e de educação.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.