Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


17.09.2014

Grupos de Educação em Saúde Orientam Portadores de Doenças Crônicas

 

A Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo grupos de orientações e apoio à população. São os grupos de "Educação em Saúde", e entre eles estão o de diabetes e hipertensão, chamado Hiperdia, e de orientação sobre a dengue. Os grupos visam esclarecer as dúvidas da população e conscientizar sobre a importância da promoção e prevenção da saúde, melhorando cada dia mais a saúde da população. E as reuniões estão acontecendo com frequência em Castelo, colaborando para tornar positivos os índices de doenças crônicas no município.

 

 

Na última terça-feira, dia 16 de setembro, foi realizado no Clube da Amizade de Castelo – CLAC, no bairro Independência, um encontro do grupo de diabetes, onde participaram cerca de 15 pessoas, portadoras da doença. A educação em saúde foi transmitida de maneira dinâmica com uma série de perguntas referentes ao tema diabetes, lidas e respondidas pela enfermeira Bárbara, e com tarefas simples sorteadas entre os participantes.

 

"Foi excelente, a gente quase não tem esses contatos entre nós que temos diabetes e hipertensão. Meu marido também tem, mas não pôde comparecer desta vez. Lá recebemos explicações muito claras, a enfermeira é muito comunicativa, e eles fizeram brincadeiras, tarefas pra gente não esquecer do que ela explicou", disse Elza Belinato Lemos, aposentada, que mora no bairro Independência.

 

O público participou de maneira ativa, tirando dúvidas e dando depoimentos. Em seguida, foi apresentado um vídeo resumindo todo assunto abordado na dinâmica. Ao final da apresentação, todos os participantes realizaram o teste de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. O grupo contou também com a participação de Agentes Comunitários de Saúde.

 

Outra ação da Secretaria Municipal de Saúde é o grupo de Hiperdia, que compreende hipertensos e diabéticos. No último dia 12 de agosto, cerca de 15 pessoas participaram do evento, realizado no Centro Comunitário da Igreja Matriz. O evento teve como objetivo informar a população hipertensa e diabética quanto a equipe parametrizada responsável pela área dos mesmos. Esta equipe é composta pela enfermeira Bárbara, Drª Célia e Agentes Comunitários de Saúde. 

 

A palestra teve por finalidade também informar aos portadores das doenças os atendimentos oferecidos por essa equipe, e sobre o programa Hiperdia, englobando suas finalidades, os medicamentos fornecidos pela farmácia popular, a rotina correta de acompanhamento que eles devem fazer, além dos exames. Ao término da palestra foi realizada aferição da pressão arterial de todos os participantes.

 

As ações de educação em saúde para dengue estão sendo realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, em uma parceria com a equipe da Vigilância Epidemiológica, com objetivo de detectar o local que apresentava alto índice de dengue, no bairro São Miguel. A Agente Comunitária de Saúde, Lívia, que é responsável por esta microárea acompanhou toda a ação de educação. "Passamos de casa em casa, informando os moradores quanto a importância de manter suas moradias sem focos da dengue, sobre o alto índice no bairro, acerca dos sintomas da dengue e a quem procurar quando o mesmo se manifestar", contou a Agente Comunitária.

 

Além das informações, foi feita uma análise dos quintais dos moradores a fim de detectar focos de dengue. Os moradores receberam ainda panfletos explicativos, que também foram deixados à disposição em uma escola particular, onde as crianças receberam uma breve explicação.

 

"Fazemos os grupos de educação em saúde para orientar a população sobre estas doenças crônicas. A função da equipe da atenção primária é promover a educação em saúde, promoção e prevenção de doenças, Através disso, a gente desenvolve grupos educativos para que o paciente que participa promova a prevenção das doenças, evitando complicações futuras. No próximo dia 23  teremos outro evento do Hiperdia, e uma vez por mês teremos continuação do grupo”, informou a enfermeira responsável pela Equipe Parametrizada dos Bairros Centro e Independência, Barbara Magnago Pedruzzi.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.