Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


22.09.2014

Castelo Contribui Para Maior Safra de Café da História do ES

 

Depois de atingir 12,5 milhões de sacas de café em 2012, ano de maior produção de café no Estado, o ano de 2014 promete ser recorde na safra de café para o Espírito Santo. E Castelo contribui para estes dados. É que a estimativa é de que em 2014, estejam sendo produzidas cerca de 200 mil sacas de café conilon somente no município. Isso representa um aumento de 10% em relação ao ano passado.

 

 

E existem motivos para que isso aconteça. É o que explica o Secretário Municipal de Agricultura, Gilberto Gava Marques. “O aumento da produção se deve ao investimento em tecnologia, irrigação, e em melhores mudas. Estamos produzindo mais em menos áreas, com rentabilidade maior em relação à área cultivada, renovando as lavouras com mudas de melhor qualidade, e com técnicas para aumentar a produção, isso tudo sem aumentar a área plantada”, informou o Secretário.

 

“O Espírito Santo se consolida como o grande produtor nacional de café conilon, com três a cada quatro sacas produzidas pelo Brasil sendo colhidas pelos cafeicultores capixabas, que são referências nacionais e internacionais em utilização de tecnologias de ponta, como plantas clonais, fertirrigação, podas e nutrição, sendo que muitos já alcançam produtividades acima de 100 sacas beneficiadas por hectare, uma verdadeira revolução tecnológica para essa espécie de café”, informou o Secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

 

A notícia foi anunciada na última terça-feira, dia 16 de setembro, pela Companhia Nacional de Abastecimento - Conab, que informou ainda os números do total da produção capixaba para 2014. Serão 9.950 (77,44%) milhões de sacas de café Conilon, e 2.899 (22,56%) milhões de sacas de café Arábica. Se comparado ao ano passado, a produção de Conilon será 21,18% maior, e a de café Arábica, será inferior em 16,82%.

 

“A genética de plantas, e os bons tratos são fatores que facilitaram este aumento na produção. A parte de irrigação, poda e adubação, além das informações sobre como cuidar dos pés de café, que hoje estão muito mais disponíveis, tornando tudo muito mais fácil. Devemos lembrar também que a produção deve ser feita sempre dentro das etapas corretas”, informou Lusmar Vicente Novo, que é empresário e produtor de café na localidade de Ponte de São João.

 

A estimativa é de que, ao todo, o Brasil produza em 2014, 45,1 milhões de sacas, o que representa uma redução de 8,16% ou 4.010 sacas a menos que as 49, 14 milhões produzidas em 2013.

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.