Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


18.10.2014

Cerca de 150 Litros de Óleo e 10 Latões de Lixo Coletados Durante Ação em Castelo

 

Cerca de dez latões de lixo cheios de embalagens pet recicláveis e 150 litros de óleo foram coletados na manhã deste sábado, dia 18 de outubro, na Praça do Convívio, em Castelo, durante uma ação que faz parte das comemorações do Dia Mundial do Pão. Quem levou as embalagens ou óleo para a coleta, voltou para casa com pães, ou uma muda de Ipê. O evento, que teve como tema “Divida o pão. Multiplique sorrisos”, foi realizado pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo - Sindipães, em parceria com a Abip, a Aipães e o Sebrae no Espírito Santo. A ação teve o apoio da Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
 
 
O objetivo foi de aproveitar o "Dia Mundial do Pão", comemorado em 16 de outubro, para conscientizar os consumidores e os empresários da panificação sobre a responsabilidade socioambiental e o consumo sustentável. Matilde Delesposte, proprietária de uma padaria e confeitaria em Castelo, falou sobre o evento. “A ideia é de preservar o meio ambiente, e como o dia 16 de outubro é o dia mundial do pão, que é o produto que menos degrada o meio ambiente, as pessoas trocam o óleo usado e embalagens recicláveis que iriam para o lixo, pelo pão”, informou a empresária.
 
“É importante esta participação do setor privado e das associações que se envolveram nesta questão do meio ambiente. Este é um trabalho que envolve a questão da alimentação balanceada e da preservação do meio ambiente”, disse o biólogo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, José Renato de Oliveira Pin.
 
Cerca de 200 panificadoras do Estado se envolveram na ação, que, na região sul, aconteceu nas seguintes cidades: Castelo, Piúma, Anchieta, Guarapari, Marataízes e Cachoeiro de Itapemnirim. 
 
Paulo Guidinele, embalador, fez sua parte e trocou dois litros de óleo por uma muda de Ipê. “É importante preservar o meio ambiente, além de poder levar para casa uma muda de Ipê", disse Paulo.
 
Todo o material está sendo levado para reciclagem em entidades e empresas parceiras. O óleo será transformado em sabonete, e o dinheiro arrecadado com as vendas será revertido para a Associação das Pessoas Com Câncer de Castelo - Apec.
 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.