Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


16.04.2015

Alunos Comemoram Antecipadamente o Dia do Índio

 

Exposição de fotos e utensílios indígenas, visita conduzida à gruta e ao cemitério dos índios Puris Coroados que viveram por lá, dança da chuva e brincadeiras com peteca, tiro ao alvo e arco e flecha, são algumas das atrações da programação especial que está acontecendo no Centro de Visitantes da Gruta do Limoeiro, no interior de Castelo, em comemoração ao “Mês do Índio”. Na manhã desta quinta-feira, 16 de abril, cerca de 40 crianças e adolescentes, da Unidade Municipal de Ensino Fundamental “Santa Luzia”, da comunidade castelense de Santa Luzia, prestigiaram o evento.

 

 

Foi para o grupo uma comemoração antecipada do "Dia do Índio", que será celebrado no próximo domingo, dia 19, onde vivenciaram uma experiência diferente, durante três horas, com muita animação entre os alunos, com idade entre 12 e 16 anos, que deixaram as quatro paredes da sala de aula e pegaram a estrada para a aula fora da escola. Todos, sem distinção, ficaram entusiasmados com os objetos indígenas expostos no Centro de Visitantes. O cocar, as petecas, o chocalho, os balaios, as roupas e muita tinta, usada para a pintura facial, foram utilizados pelos alunos durante a programação.

 

Depois das explicações, o grupo seguiu paramentado com  os devidos equipamentos de segurança, como capacetes e lanternas, para a visita ao interior da gruta, um patrimônio histórico estadual que possui características geológicas diferente das maioria das grutas, onde estão enterrados alguns índios da tribo Puri Coroado. Os visitantes passaram por alguns salões, passagens estreitas, com diversos tipos de formações rochosas e a presença de animais como morcegos que arrancaram suspiros e alguns gritos da molecada. Conhecer de perto as formações rochosas como cortinas, estalactites, estalagmites e travertinos tornaram o passeio  ainda mais fascinante.

 

Os educadores aproveitam a visita para esclarecer sobre a cultura indígena, mostrando o local onde alguns deles viveram no passado, tornando a aula mais interessante. “Participar de um momento como esse é de grande importância para o aprendizado dos alunos, eles ficaram contentes e aprenderam muito melhor com tudo que vivenciaram”, garantiu a professora Roberta Mareto de Oliveira.

 

Para os estudantes o encantamento é imediato. A curiosidade fica ainda mais aguçada vendo objetos e fotos em um local onde pesquisas comprovaram vestígios da presença humana desde 5.000 anos atrás. “É fascinante saber disso. Achei tudo muito interessante e atrativo, valeu muito a pena ter vindo participar. Gostei de tudo que vi e ouvi, além de ter me divertido bastante”, comentou a aluna Francielle Basílio, de 13 anos.

 

 

Segundo a condutora e funcionária do Centro de Visitantes Gruta do Limoeiro, Maria Destefani Brunelli, é grande a procura de escolas para participar da programação. “Já foram feitos vários agendamentos, inclusive de municípios vizinhos. Devido ao grande número de solicitações existe a possibilidade do evento se estender para o mês de maio, como aconteceu no ano passado quando lançamos pela primeira vez esse projeto”, explicou Maria.

 

O evento é promovido pela Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em conjunto com a Associação Turística de Limoeiro – LIMOTUR. A programação vai acontecer em todo o mês de abril e o agendamento das visitas podem ser feitos, de terça a domingo, das nove às 16 horas pelo telefone: (28) 99986-1542.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.