Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


24.04.2015

Projeto Desperta Interesse de Alunos Pelos Dinossauros

 

Com maquetes, cartazes, mascotes, dança e muita criatividade, a equipe pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental "Frei José Oses" encerrou nesta sexta-feira, 24 de abril, a primeira parte do Projeto Escola Aprendente, onde os alunos estudaram o primeiro subtema: "Uau! Na Era dos Dinossauros". Professores e alunos realizaram apresentações no pátio da escola sobre os animais estudados, promovendo uma interação coberta de muitas demonstrações de surpresa e euforia por parte dos pequenos.

 

 

Estegossauro, Pterodonte, Braquiossauro, Espinossauro e Tiranossauro Rex, foram algumas da espécies de dinossauros estudadas que despertaram grande interesse nos pequenos estudantes, com idades entre quatro e sete anos. Altura, peso, formato do corpo, tipo de alimentação, período em que existiram e onde viveram foram assuntos abordados nas apresentações das sete turmas do período matutino. Até uma adaptação da música "Fico Assim Sem Você", da dupla Claudinho e Buchecha, foi criada e apresentada pelos alunos das duas turmas do segundo ano.

 

"Gostei muito do estegossauro que estudamos, ele é muito bonito porque é colorido nas costas", contou a pequena Maria Stein Laquini, de seis anos, que cercada pelos coleguinhas da sala, e em coro, ainda disse que ele comia plantas e por isso era herbívoro, era quadrúpede, porque andava de quatro patas, media quatro metros de altura e nove de comprimento e pesava de duas a quatro toneladas.

 

Cada turma da escola, nos dois períodos, escolheu uma espécie de dinossauro e assim desenvolveram diversas atividades sobre eles. "Quando começamos no início das aulas, sabíamos que tínhamos muita coisa para aprender, só não sabíamos que era tanta. Cada mascote recebeu nomes, criados pelas próprias crianças, como: Bonzinho, Voador, Sauro Thor, Dino Júnior, Jack, Dino Rex e Thor. E com isso eles se envolveram e acharam interessante e divertido os estudos", contou a diretora da escola, Márcia Valéria Botacin Altoé.

 

"Foi um tema muito interessante para trabalhar com eles. Fizemos muitas pesquisas com várias descobertas e apresentações em sala de aula. Abordamos o tema nas diversas disciplinas, muito além da geografia e história, como por exemplo, na ciências falamos do tipo de alimentação, na matemática as unidades de medida, como peso e altura, e as novidades fizeram com que eles desenvolvessem com interesse e prazer", disse Jacqueline Marvilla Faccini Fioresi, professora do 2º ano.

 

Ao final das apresentações, a pedagoga da escola já apresentou, com auxílio de painéis, o segundo  dos seis subtemas do Projeto Escola Aprendente, que será abordado até o fim do mês de maio. "A invenção da Máquina de Costura - Alinhavando a História. Este será o nosso próximo assunto estudado. Vamos estudar a partir da nudez de Adão e Eva, descobrir desde o porque da invenção das vestimentas, quando foi inventada a primeira máquina de costura, em 1755, a evolução das máquinas, roupas e tecidos, as cores, até a atualidade", informou Camila Nicoli, pedagoga da escola, já despertando muita curiosidade nos alunos.

 

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.