Menu

PREFEITURA DE CASTELO - Navegação

  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Notícias

Voltar

Notícias


28.05.2015

Projeto Ambiental Proporciona Melhor Qualidade de Vida Para Comunidades do Interior

 

"Água Pura no Campo: Preservação, recuperação e captação de água de nascente para o consumo humano". Esse é o nome do Projeto realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - INCAPER, que está sendo introduzido na área rural do município, com objetivo de melhorar a qualidade da água consumida, através de uma captação correta.

 

 

As nascentes que são assistidas pelo Projeto, contam com o acompanhamento dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do INCAPER, e são preservadas através do isolamento do entorno com cerca e com a adequação de captação no local de afloramento, proporcionando uma melhora significativa na qualidade da água consumida. Até o momento, em Castelo, o Projeto já foi aplicado em três nascentes, das Comunidades de Arapoca, Patrimônio do Ouro e Caxixe Quente, beneficiando cerca de 100 pessoas.

 

Para a agricultora da Comunidade de Arapoca, Elizabeth Pedruzzi, uma das primeiras a executar o Projeto em sua propriedade, a qualidade de vida melhorou muito. "Estou muito feliz com o resultado que foi alcançado, saber que minha família está consumindo uma água segura e limpa me deixa tranquila. Já aconteceu de encontrarmos uma cobra dentro do cano que conduzia a água, e agora isso não é mais possível, graças a aplicação do Projeto", garantiu a agricultora.  

 

Segundo uma das idealizadoras do Projeto, a Engenheira Florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Simone Rossi Manhago, apesar de a água ser de nascente, em muitos casos, eram águas impróprias para consumo humano. "Com as nascentes expostas, sem nenhum tipo de proteção, animais acabam tendo acesso ao local de captação, interferindo diretamente na qualidade da água. A grande presença de matéria orgânica em decomposição próxima ao afloramento da nascente também interfere na qualidade", explicou a Engenheira.

 

"Após algumas visitas técnicas, foi diagnosticada a necessidade da introdução desse Projeto no interior de Castelo. Com a realização de reuniões de campo e distribuição de cartilhas informativas foi possível mostrar os benéficos que seriam alcançados com as intervenções corretas. Durante todo o processo, técnicos do INCAPER e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanharam os procedimentos que foram realizados pelos proprietários rurais", comentou o Engenheiro Agrônomo do INCAPER de Castelo, Edimar Celin

 

Os interessados em obter informações sobre o Projeto devem entrar em contato com Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pelo telefone: (28) 3542-8516, ou pelo endereço eletrônico: meioambiente@castelo.es.gov.br.

 

 

 

 

 

 


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Instituto Jutta Batista da Silva
Correios - Busca de CEP
Asilo Vila Feliz

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta de
7:00 às 16:00 horas

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2017 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.