Menu
  •   28 3542-8526
  •   atendimento@castelo.es.gov.br
  • Av. Nossa Senhora da Penha, 103 Bairro Centro Castelo - ES Cep: 29360-000

Home Portal da Transparência

Secretaria de Agricultura


Secretária:
Simone Rossi Manhago (Interina)

(28) 3542-8516 / agricultura@castelo.es.gov.br

Rua Antônio Machado, número 35, Degundo andar - Centro
CEP.:29.360-000 – Castelo/ES.

 

A Secretaria Municipal de Agricultura é um órgão ligado diretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, tendo como âmbito de ação, Projetos, Psicultura, Fábrica de Canos, Assistência Técnica, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sala de Classificação e Degustação de Café, Dias de Campo, Projeto Revitalização de Pomares Domésticos, Programa de Distribuição de Sementes, Melhoramento Genético de Gado Leiteiro, Pronaf, INCRA, Apoios à Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo, às Agroindústrias e Indústrias Familiares, Transporte de Saibro, Calcário e Silo e Apoio a Festas no Interior.

A execução de suas atividades se dá através do trabalho dos seguintes profissionais: 3 Auxiliares de Serviços Gerais, 2 Assistentes Técnicos de Serviços, 2 Motoristas, 1 Gerentes de Departamentos, 2 Agentes de Serviços Gerenciais, 2 Técnicos em Agropecuária, 1 Engenheiro Agrônomo e 1 Economista Doméstico.

 

Piscicultura

No Núcleo de Educação Ambiental de Castelo (NEAC) para aquisição por parte dos agricultores (Carpa Capim, Carpa Vermelha, Tilápia e Tambaqui).

 

Fábrica de Canos

Fabricação de Canos de 13mm à 2” simples e reforçados, para que o agricultor possa ter material de irrigação a um preço mais acessível.

 

Transporte de Bovinos

Bovinos para abate em frigorífico beneficiando pecuaristas e açougueiros.

 

Assistência Técnica

Assistência técnica e extensão rural aos agropecuaristas do município de Castelo, em parceria com a INCAPER (Técnicos Agrícolas e Engenheiro Agrônomo).

 

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS)

O Secretário Municipal de Agricultura é o presidente do CMDRS de Castelo, conselho responsável pela articulação e discussão das políticas públicas voltadas ao meio rural do município.

 

Sala de Classificação e Degustação de Café (Concurso de Qualidade de Café de Castelo)

Atendimento para os produtores de café do município, com assessoria para melhoramento da produção e da qualidade do grão, objetivando agregação de valor; Festa do Café Conilon (Estrela do Norte); Festa do Café Arábica (Bateia).

 

Dias de Campo (Parceria com INCAPER)

Demonstrações práticas e inovações tecnológicas no campo em lavouras.

 

Projeto Revitalização de Pomares Domésticos (INCAPER)

Parceria com o INCAPER, onde há aquisição de mudas frutíferas.

 

Programa de distribuição de sementes (Milho, feijão)

Outra parceria com o INCAPER, onde realiza a distribuição de sementes dos respectivos grãos aos agricultores, que após a produção, em contrapartida devolvem metade do que é entregue a ele. Posterior à devolução desta quantidade, esse alimento é doado à instituições filantrópicas do Município.

 

Melhoramento Genético do Gado Leiteiro (Sêmen)

Para melhoramento genético e consequentemente da produção do gado leiteiro de Castelo.

 

Pronaf

Atendimento aos agricultores que necessitam de recursos para custeio e investimento quanto às melhorias necessárias à propriedade. Esta atividade é uma parceria com o Banco do Brasil, onde os processos são finalizados.

 

INCRA

Cadastro, regulamentação de cadastro, regulamentações, desmembramentos, descaracterização de área, certidão de aposentadoria junto ao INSS, certidão de impostos para isenção de imposto confederativo, emissão de INCRA, dentre outras atividades junto aos proprietários de terra do município e região.

 

Acessos aos Tanques de expansão

A fim de facilitar o acesso de caminhões coletores de leite às propriedades que possuem os tanques de armazenagem.

 

Apoio a Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo, às Agroindústrias e Indústrias Familiares

1) Atendimento aos agricultores familiares, produtores da indústria familiar dentre outros quanto à: fiscalização dos espaços, estruturação por meio de planta baixa dos mesmos, elaboração de tabelas nutricionais, fluxogramas. Cadastro de produtores no Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.) para comercialização dos produtos em Castelo.

2) Apoio a Feira Livre da Agricultura Familiar de Castelo, por meio do auxílio na organização durante a realização da mesma, emissão e contagem de vales.

3) Ressaltando que a verba destinada aos vales-feira que são distribuídos aos funcionários da Prefeitura Municipal de Castelo sai da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG).

 

Transporte de Saibro, Calcário e Silo (Feno)

Caminhão basculante com motorista destinado e esses tipos de transporte. Vale ressaltar que há uma restituição aos cofres públicos, pois o agricultor compra esses materiais, traz a nota até a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) e contrata o serviço, por meio do pagamento de R$ 2,50 por quilômetro. Os serviços serão realizados conforme capacidade/disponibilidade do Município.

 

Apoio a Festas no interior

1) Festa do Milho;
2) Festa do Morango;
3) Festa do Café.


Portal Governo do ES
Câmara Municipal de Castelo
Procon de Castelo
Sebrae
Correios - Busca de CEP

Horário de Funcionamento


Segunda à Sexta
07:00h às 18:00h

Atendimento ao Público
09:00h às 15:00h

 

 

Entre em contato


  faleconosco@castelo.es.gov.br

 

Av. Nossa Senhora da Penha, 103

Bairro Centro

Cep: 29360-000 - Castelo - ES

 

 

Prefeitura Municipal de Castelo

 

© 2023 Prefeitura Municipal de Castelo.

Todos os direitos reservados.